Obras Bairro Harmonia
No bairro Harmonia acontecem os trabalhos de implantação de aproximadamente 30 quilômetros de nova rede de esgoto e 4,5 mil novas conexões ao sistema de saneamento. Por meio do esforço conjunto junto à Prefeitura de Canoas e Corsan, a Ambiental Metrosul antecipou o cronograma de investimentos voltados à universalização do tratamento de esgoto no município.
As obras também contribuirão diretamente para a despoluição da Vala da Curitiba que há décadas sofre o impacto da falta de saneamento. Com a construção das redes, mais residências do bairro serão conectadas ao sistema de saneamento, reduzindo consideravelmente a emissão de efluentes para a vala uma vez que o esgoto será direcionado à estação para o tratamento.
Duas novas elevatórias de esgoto foram construídas para atender essa nova demanda com a ampliação do sistema no bairro e recebem os testes e ajustes necessários para operacionalização plena. As elevatórias são essenciais à operação de coleta de esgoto, pois são elas que direcionarão os efluentes domésticos gerados na geração à Estação de Tratamento de Esgoto Mato Grande.
Obras em Viamão E Alvorada
Em Alvorada e Viamão acontece a instalação de 3 mil ramais de ligação e terminais de inspeção e limpeza (TIL). Essa estrutura é necessária para conectar o sistema intradomiciliar – que deve ser disponibilizada pelo proprietário do imóvel – à rede pública de esgoto, direcionando, assim, o efluente das residências para a estação de tratamento. Com a instalação, o usuário poderá solicitar a conexão da residência junto à Corsan. Mais de 16 mil pessoas serão atendidas em ambos os municípios.
Rede Viamão
Foram implantados três quilômetros de rede coletora, previstos no plano de expansão para o município. A expectativa é que sejam 240 quilômetros de nova tubulação até 2031. Os trabalhos aconteceram nas ruas Santa Maria, Bento Gonçalves e Avenida Antônio Batista, onde também foram instalados os terminais de inspeção de limpeza (TIL), habilitando a conexão de mais de 300 imóveis à rede pública de esgoto. Com a conclusão, os moradores dessas ruas devem aguardar o comunicado da Corsan com as devidas orientações e procedimentos para fazer a ligação intradomiciliar, sistema interno que conectará a residência à rede pública de esgotamento sanitário e a execução é de sua responsabilidade do proprietário do imóvel. Aproximadamente 1,2 mil moradores serão atendidos e, em breve, contarão com todos os benefícios do tratamento de esgoto como mais saúde e qualidade de vida.