O tratamento de esgoto já faz parte da realidade dos gaúchos. Há dois anos, a Ambiental Metrosul, empresa do Grupo Aegea, vem ampliando o acesso ao saneamento na região metropolitana de Porto Alegre. Quase cinco mil piscinas olímpicas de dejetos deixaram de ser lançadas nos rios da região nesse período. E para recuperar e preservar o meio ambiente, faremos ainda mais.
novas economias conectadas
piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento
unidades, 86 EBEs e 34 estações ETEs
kms de rede coletora de esgoto ativas
milhões de litros de esgoto tratados ao dia
cobertura de esgoto
economias atendidas
visitas porta a porta
novas economias conectadas
visitantes recebidos no portas abertas
atendimentos realizados (desobstrução, manutenção, etc)
mil hidrômetros trocados
análises laboratoriais
colaboradores diretos
Em 2022, a Ambiental Metrosul foi reconhecida em duas importantes pesquisas realizadas estadual e nacionalmente. A empresa foi uma das marcas mais lembradas e preferidas pelos gaúchos na 24ª edição do Marcas de Quem Decide, na categoria Marca Gaúcha Ambiental. Além disso, foi também certificada, pela primeira vez, com o selo FEEX de Lugares Incríveis para Trabalhar e de Clima Organizacional, emitido pela FIA Employee Experience. Além de reconhecer a dedicação dos 200 nossos colaboradores na construção de um ambiente de trabalho cada vez mais agradável, também demonstra o empenho para que a empresa seja sempre referência também na prestação de serviços de saneamento à população.
A empresa foi uma das marcas mais lembradas e preferidas pelos gaúchos na 24ª edição do Marcas de Quem Decide, na categoria Marca Gaúcha Ambiental
Certificada, pela primeira vez, com o selo FEEX de Lugares Incríveis para Trabalhar e de Clima Organizacional, emitido pela FIA Employee Experience
O dado positivo é resultado das 51,1 mil novas economias que foram conectadas no período, com o avanço dos trabalhos voltados à universalização do tratamento de esgoto nas nove cidades atendidas pela Parceria Público-Privada. Além do significativo ganho ambiental com as 4.907 piscinas olímpicas de esgoto não tratado que deixaram de ser despejados na natureza, essas ligações também representam um importante crescimento no acesso da população ao sistema de saneamento. Entre dezembro de 2020 e outubro de 2022, mais de 122 mil moradores passaram a contar mais saúde e qualidade de vida por meio do esgoto tratado. Atualmente, a cobertura de coleta e tratamento na RMPA é de 42%, ou seja, em torno de 283 mil residências estão atendidas pelo sistema de esgotamento administrado pela Ambiental Metrosul. A meta, até 2031, é ampliar para mais de 87% essa cobertura.
Para que sua atuação e prestação de serviços revertam em impactos cada vez mais benéficos ao meio ambiente e à população em curto, médio e longo prazo, a Metrosul segue investindo no aperfeiçoamento de toda sua estrutura operacional – buscando a inovação constante das estações de bombeamento e tratamento de esgoto – bem como dos processos e equipes de atendimento. Nesse sentido, um importante avanço do último ano de operação foi a implantação do laboratório central na ETE Mato Grande, em Canoas. Com isso, a Ambiental Metrosul aprimora o controle de qualidade dos 64 milhões de litros do efluente que diariamente são tratados nas 34 estações e devolvidos sem poluentes aos mananciais locais.
Outra iniciativa que reforça o comprometimento da empresa com a preservação ambiental é o reaproveitamento sustentável das 600 toneladas de lodo gerados na ETE Mato Grande. Hoje, 100% desse montante é transformado em fertilizante orgânico por cooperativa agrícola reduzindo, assim, a utilização de aterros sanitários como destino final para o resíduo. A partir de 2023, a expectativa da Metrosul é de que parte desse lodo também seja reutilizado no centro de compostagem próprio está sendo estruturado em Canoas e que também vai transformar o lodo em material orgânico.
Conforme o Diretor Executivo da Metrosul, Fabio Arruda, a prestação de serviços ágil e de qualidade também é um aspecto a ser destacado nesses dois anos à frente do sistema de esgotamento na grande Porto Alegre. “Os 53 mil atendimentos realizados pelas equipes de serviços em manutenções, reparos e desobstruções das redes de esgoto garantiram o bom funcionamento e eficiência do sistema de saneamento como um todo”.
Para manter a população informada sobre a atuação ao longo dos dois anos de operação, a empresa intensificou suas ações voltadas à conscientização acerca da importância do esgoto tratado à população e ao meio ambiente. As equipes porta a porta realizaram 147 mil visitas no total – foram 84 mil no último ano, 33% a mais que no período seguinte. Nesse sentido, o relacionamento com as lideranças locais seguiu tendo papel fundamental na aproximação junto às comunidades e disseminação da atuação da Metrosul, que conta com toda a expertise do Grupo Aegea no segmento. Aproximadamente 890 encontros foram promovidos pelo Programa Afluentes e nossas principais estações de tratamento de esgoto receberam, por meio do Portas Abertas, em torno de 700 visitantes (crianças da rede pública de ensino, alunos de universidades e público em geral). Para tornar a experiência dos pequenos ainda mais atrativa e fortalecer seu papel e importância na conscientização sobre o saneamento junto à família, os amigos e no ambiente escolar, está sendo finalizada a implantação do Parque Ambiental na estação de tratamento Mato Grande.
O segundo ano de atuação também marcou a consolidação e a implantação de algumas iniciativas de responsabilidade social idealizadas pela empresa. Entre elas, a formatura de oito jovens da primeira turma do Projeto Pescar Metrosul que, durante 11 meses receberam capacitação em eletromecânica e finalizaram o curso aptos a atuarem no saneamento. Com foco na ligação intradomiciliar, o piloto do projeto Mulheres Encanadoras foi implantado em Esteio com o objetivo de habilitar profissionais do sexo feminino a realizarem esse tipo de intervenção, seguindo os padrões técnicos exigidos pela empresa e pela parceira Corsan, além de suprir uma necessidade identificada pela empresa na execução dessa intervenção. Entre as ações socioambientais também aconteceu a primeira edição do projeto De Olho no Óleo, que tem como principal objetivo promover a conscientização ambiental e evitar o descarte indevido de gordura nas redes de esgoto. Integrando as ações especiais do mês do meio ambiente – que contou, ainda com a recuperação de área degrada em Canoas e a distribuição de kits com sementes para 140 escolas públicas -, uma oficina reuniu 32 moradores de Alvorada para a produção de sabão com o reaproveitamento de óleo de cozinha usado. Com a reciclagem de 21 litros do resíduo foram produzidos mais de 30 quilos do produto.
Para o Diretor-presidente Angelo Mendes, passados todos os desafios impostos e superados no ano da implantação, a empresa reafirma, neste segundo período de atuação, sua capacidade de fazer cada vez mais pelo saneamento. “Mais que empenho e a vontade do nosso time em fazer sempre melhor, carregamos em nosso DNA a marca da maior empresa de saneamento do país. Mais do que orgulho, é uma grande responsabilidade manter o padrão Aegea de ser e fazer”, comenta.
Atuação é destacada em premiações
Em 2022, a Ambiental Metrosul foi reconhecida em duas importantes pesquisas realizadas estadual e nacionalmente. A empresa foi uma das marcas mais lembradas e preferidas pelos gaúchos na 24ª edição do Marcas de Quem Decide, na categoria Marca Gaúcha Ambiental. Além disso, foi também certificada, pela primeira vez, com o selo FEEX de Lugares Incríveis para Trabalhar e de Clima Organizacional, emitido pela FIA Employee Experience. Além de reconhecer a dedicação dos 200 nossos colaboradores na construção de um ambiente de trabalho cada vez mais agradável, também demonstra o empenho para que a empresa seja sempre referência também na prestação de serviços de saneamento à população.
Para o Diretor-presidente da Metrosul, Ângelo Mendes, contar com o comprometimento e contribuição permanentes da Corsan facilitou o avanço dos trabalhos e o sucesso da PPP neste primeiro ano:
“O esforço conjunto pela antecipação das obras é um dos exemplos que reforçam a relação de confiança que mantemos. O bom relacionamento segue nos abrindo portas e dando segurança para continuarmos firmes no propósito que temos em comum de que cada vez mais a população tenha acesso a um sistema de saneamento de qualidade”
O programa possibilita a alunos e professores da rede pública de ensino, bem à comunidade em geral, conhecer as instalações operacionais da empresa e o sistema de tratamento de esgoto, desde a chegada do efluente nas estações de tratamento até ser devolvido sem poluentes aos mananciais.
Por meio do programa nos aproximamos cada vez mais das comunidades atendidas pelos nossos serviços. Seja com lideranças comunitárias ou poder público, é um importante momento de escuta e de troca sobre as principais demandas, dúvidas e sugestões da população.
O programa tem por objetivo promover a conscientização ambiental e evitar o descarte indevido de gordura nas redes de esgoto. Entre as ações implementadas pela Ambiental Metrosul está a oficina para o reaproveitamento do óleo, que transforma o resíduo sabão biodegradável, reduzindo o impacto no sistema sanitário e no meio ambiente.
A capacitação tem o objetivo de oferecer ao mercado de saneamento profissionais habilitadas para realizarem a ligação intradomiciliar de esgoto, com noções sobre conserto de rede e ligação de ramal. As alunas recebem material didático e todas as ferramentas necessárias para que já saiam do curso aptas a trabalhar.