Quando o imóvel está ligado à rede coletora, todos os resíduos domésticos produzidos nas atividades do dia a dia são conduzidos às Estações de Tratamento de Esgoto, onde recebem o devido tratamento e destinação. É mais saúde e valorização do imóvel.
Para conectar sua casa à rede pública de esgoto é necessário ter uma ligação intradomiciliar de esgoto, que faz a conexão do sistema interno da residência à caixa de inspeção. O sistema interno usualmente é composto por caixa de passagem e caixa de gordura, com tubulação até a caixa de inspeção.
A execução desse sistema é de responsabilidade do proprietário. A caixa de inspeção na calçada destina o esgoto da residência à rede pública. Tanto a caixa na calçada como a tubulação da rede ficam na área externa e a ligação entre elas é de responsabilidade da Ambiental Metrosul/Corsan.
A cobrança da tarifa pela disponibilidade está prevista na lei de saneamento de 2007, criada para estimular a população a realizar a conexão.Todo usuário que dispõe de rede coletora de esgoto sanitário na rua em que reside e não esteja conectado, passará a pagar, após 120 dias da notificação, uma tarifa pela disponibilidade do serviço.
Quem não está ligado PAGA MAIS CARO do que quem está conectado à rede, pois essa tarifa tem valor mais alto do que a taxa de esgoto. A conta é simples:
Antes de fazer a conexão, separe a rede por onde escoa a água da chuva da rede de esgoto sanitário. Misturas as redes sobrecarrega as tubulações, ocasionando transbordamento tanto na residência como em vias públicas. Isso prejudica todo o sistema de saneamento e o meio ambiente.